Irmã Maria Freire: “Ser professor é permitir que o futuro chegue na busca incessante do saber”

Na saudação aos professores, a Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a Irmã Maria Freire da Silva, destaca a importância dos profissionais do saber como agentes de transformação do presente e construtores de uma sociedade baseada na justiça e na verdade.

Irmã Maria Freire, que também foi professora e lecionou em universidades, manifestou gratidão pela missão realizada pelos profissionais.

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:

Estimados Professores!

“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” (D. Pedro II)

Ser professor é ser luz que ilumina. É trazer à luz o que o aluno esconde em seu ser, em sua mente em gestação, em seu cérebro pulsante como notas no alto de uma partitura.

Ser Professor é descer degraus feitos com o conhecimento e a sabedoria de um gênio solitário que se debruça na janela do alunado, mostrando sua face no jeito de orientar e permitir que o futuro chegue na busca incessante do saber.

Você, professor, trouxe o passado cheio de lutas e de glórias, para no presente caminhar nas linhas da aprendizagem com crianças, adolescentes e jovens que no hoje da vida já constrói um futuro pensante, construtores de uma sociedade baseada na justiça e na verdade.

Parabéns, nossa gratidão! Feliz dia do Professor! Que este dia se eternize no seu jeito novo de ensinar e aprender. Que a viagem de sua inteligência chegue sempre aonde as inteligências se encontram nos sonhos de tanta gente.

Um abraço fraterno.

Irmã Maria Freire da Silva
Diretora Geral e Conselho.

Print your tickets